quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Eu Preciso Ser Feliz Todo o Tempo?


Me pergunto isso toda vez que abro meus olhos pela manhã, e nunca obtive uma resposta concreta. Não é bom ser um homem cheio de estações?
Não podemos mudar de roupa, de cor de cabelo e de humores diários? Não podemos mudar de gostos musicais, de amores e de sonhos temporários?
Pois bem, eu não preciso ser feliz por tanto tempo, o tempo todo. Pode parecer estranho, mas você já chorou por gostar de alguma coisa? Não precisar amar ou sorrir ou sonhar. Apenas derramar lágrimas atrás de lágrimas. Gostar dessa não felicidade temporária? Isso não é feio!
Não precisamos sorrir em fotos, não precisamos provar nada mostrando nossos dentes. Eu pessoalmente, não gosto muito das coisas ilusórias. E quem realmente gosta?
Por que ter medo da dor ou do sofrimento? Por que racionalizar tudo aquilo que você é por dentro? Você não precisa ser feliz para todo o sempre. Isso é conto de fadas, faz de conta nada real.
Ser triste é feio, é desanimador, ata... 
E confesso que não fui o único que estranhei quando vi a animação “Divertida Mente” da Disney. A lição principal do filme é: precisamos da tristeza em certos momentos. Bonito isso, vindo da empresa que mais fatura com a felicidade eterna. Animação ganhadora de um Oscar, diga-se de passagem, o que não muda muito o fato, prêmio não garante que alguma coisa tenha qualidade. E qualidade é relativa, e relatividade eu deixo para Einstein, não gosto da física e coisas a mais deste gênero.
Eu preciso ser feliz todo o tempo? Eu acho que não.
Nem toda tristeza é ruim ou depressão. Ás vezes é só um pouco de não felicidade, dessas que já estou tão habituado a viver.
Mas mesmo assim, ainda preciso colocar um Emoji de felicidade depois de tudo que escrevo, ou acrescentar os caracteres “:D” para dizer que gostei de alguma coisa. Isso é uma espécie de gentileza, mas não demostra muita coisa sobre o que realmente estou sentindo naquele momento. Deve ser mania da minha geração da internet, que gosta de aparentar felicidade.
E o que eu estou sentindo agora? Eu sou um homem de estações, e você?

[...]
Muda o clima e lá vem o vento.
É época das chuvas, tempestades e tormento.
Um raio cai, um raio cai na plantação dos meus sonhos.
A chuva é forte e me manipula,
Como eu posso ajudar se essa dor me anula?
Maracujás são doces, maças pecadoras, fascinação!
Velhas opiniões impróprias para o horário, decepção!
Ecoa em mim alguma mudança nova,
É a lua e a madrugada silenciosa.
Cansei de desenhar rosas,
Com os mesmos parâmetros do sempre.
A partir de hoje desenharei covas,
Para ver se me torno um pouco mais descente.

(Cansei de Desenhar Rosas - 2012 - O Diabo Vespertino e a Loucura - Vinicius Osterer)

Nenhum comentário:

Postar um comentário